Toque de Borboleta

Postado em Aug 22, 2014 em Cursos e Atividades

Toque de Borboleta

Massagem bebês

 

 

Toque de Borboleta: Massagem para bebês e crianças

 

Sobre EVA REICH, a Bioenergética Suave e a Massagem Toque de Borboleta

Filha do psiquiatra e psicoanalista Wilhem Reich, a partir dos anos ’50 a Dra. Eva Reich, médica e psicoterapeuta, dedicou-se durante muito tempo e em muitos países à pesquisa das condições impostas às gestantes e aos bebês antes, durante e depois do parto. Isto fez dela uma defensora do parto natural e do aleitamento materno. Ela afirmava com convicção que em hipótese alguma a mãe deve ser separada do filho porque eles estão ligados por uma lei bioenergética.

A Dra. Eva Reich deu o nome de Bioenergética Suave ao seu trabalho, pois é um trabalho que é realizado com a energia. E suave porque é com um toque suave que derrete o enrijecimento dos músculos, a “couraça muscular” construída pelos traumas. Mas ela serve, primeiramente, para evitar o processo de encouraçamento em bebês muito pequenos e para criar uma ligação energética corporal entre pais e filhos. Portanto, os objetivos da Bioenergética Suave são a prevenção e “a humanização da humanidade a partir da concepção”.

Esta massagem infantil, que pode ser aplicada a partir do primeiro dia de vida, e também em bebês pré-termo, é a principal técnica da Bioenergética Suave e foi desenvolvida pela Dra. Eva Reich nos Estados Unidos, caracterizando-se pelo seu toque carinhoso e delicado. Recebeu esta denominação porque seu toque é leve como o movimento das asas de uma borboleta.

Toque de Borboleta

 

Objetivos do curso :

•           Sensibilizar os participantes sobre a importância do toque para todas as faixas etárias, em especial para os bebês. É principalmente nesta idade que ocorre o início e a base da estruturação da personalidade.

•           Enfatizar o tocar como linguagem não verbal e a estimulação tátil como promotora da auto-regulação do bebê.

•           Melhorar a integração entre o bebê, a mãe e o pai, levando-os a um relacionamento tranquilo e saudável.

•           Divulgar a massagem Toque de Borboleta

Programa do curso:

•           Importância da estimulação tátil na formação do vínculo afetivo.

•           A massagem como elemento preventivo e com fins terapêuticos.

•           Dra. Eva Reich e a massagem Toque de Borboleta: objetivo, efeitos do toque, etc.

•           Técnica e sequência da massagem.

•           Vivência da massagem pelos participantes.

•           Aplicação prática em bonecas ou bebês.

A quem interessa este curso:

•           Mães, pais e cuidadores de bebês e crianças.

 

Facilitadora: Francesca Felici, educadora perinatal

Educadora perinatal, doula parto e pós-parto e consultora em amamentação, Francesca Felici trabalha no Rio de Janeiro oferecendo cursos e apoio individualizados a gestantes e mães. Ela desenvolveu o projeto “Promoção da saúde emocional do bebê e da família no início da vida” que tem como missão o cuidado e o acolhimento do bebê a partir da concepção até o primeiro ano de vida. O projeto visa também promover o bem-estar emocional da família e a necessidade de se criar o vínculo com o bebê. Faz parte do grupo de doulas “MaterNatural”.

Ensina e divulga a massagem Toque de Borboleta da Dra. Eva Reich no Rio e em outras cidades brasileiras. Francesca atua também como terapeuta somática em Biossíntese, integrando todas as muitas formações realizadas ao longo dos anos.

Francesca Felici desenvolve também atividade voluntária na área da amamentação pela ONG internacional “La Leche League” (A Liga do Leite) desde 2006. Atua voluntariamente também na área da educação pré-natal pela ONG “ANEP Brasil” desde 2010

Comente com seu Facebook