Saiba o que a Yoga pode fazer por você

Postado em Mar 28, 2014 em Blog

Saiba o que a Yoga pode fazer por você

Originária da Índia, Yoga é um conceito que se refere às tradicionais disciplinas físicas e mentais, sobretudo a uma filosofia de vida voltada às práticas de meditação. Atualmente, vários são os métodos e escolas para se atingir esta meta, de modo que esta prática passou a ser conhecida, principalmente, por sua função relaxante e restauradora do equilíbrio físico, mental e emocional.

Pode-se dizer que é uma atividade reconhecida no mundo todo e é muito praticada por todos que buscam consciência corporal, flexibilidade, resistência ao cansaço, melhora da capacidade respiratória, estimulação da circulação sanguínea, alívio de dores, bem estar, força psíquica e muito mais. Vamos conhecer alguns destes benefícios? ;-)

 

1. Consciência

A Yoga desenvolve a capacidade de consciência corporal e das atitudes cotidianas, permitindo, assim, uma melhor identificação das emoções e significativo autoconhecimento.
 

2. Flexibilidade

A flexibilidade norteia a nossa vida, afinal, vivemos mudando de opinião, adaptando-nos a diferentes ambientes, pessoas e relacionamentos. Tudo muda e a Yoga prepara o corpo e a mente para receber essas transformações com mais facilidade.
 

3. Resistência

A Yoga ajuda a enfrentar os desafios, a fortalecer o corpo e a criar uma espécie de resistência mental. A energia que usamos para superar os obstáculos vem da capacidade pulmonar e de práticas como esta.
 

4. Respiração

Ter consciência corporal é importante para a respiração que, quando mal feita, pode ser um indicativo de que a saúde está alterada. Uma pessoa muito ansiosa, nervosa ou estressada pode amenizar este quadro com exercícios respiratórios, e a prática da Yoga contribui muito para isso.

pranayama2
 

5. Treino Progressivo

Um atleta que não treina a respiração nunca conseguirá chegar à São Silvestre, por exemplo. O Treino contínuo aumenta a resistência cardiopulmonar e faz com que o indivíduo respire melhor e evolua no desempenho.
 

6. Respiração Diafragmática

A flexibilidade é importantíssima para a respiração. Quando aumentamos o uso do diafragma, conseguimos condicionar melhor o pulmão para fazer este tipo de respiração, aprimorando o desempenho físico durante o dia.
 
Você já pratica Yoga e sentiu esses benefícios? Conta pra gente! ;-)

Comente com seu Facebook